sexta-feira, 27 de maio de 2011

Entrevista com Leonard Akira


Imagina que você está passeando tranquilo passeando pela rua e de repente passa um cara saltando muros e pulando viadutos igual um doido.
Pois é... é isso que o nosso amigo Leonard faz!
Ele é um praticaticante de Parkour... e você deve estar se perguntando "Parkour? Mas que porra é essa?".
Parkour é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.

Confira abaixo a entrevista feita com esse maluco.
(Não deixe de conferir as fotos abaixo da entrevista).



Contos- Leonard, obrigado pela entrevista. Fale um pouco sobre você e como o parkour entrou na sua vida.

Leonard: Então me chamo Leonard Ribeiro Jacinto e sou conhecido no Parkour como Akira. Todos meus amigos me chamam de Akira e a galera mais próxima me chama de Léo ou Leonard. Pratico Parkour há 7 anos e tenho orgulho de ser um dos maiores divulgares da prática no Brasil. Comecei sozinho vendo vídeos na internet e imitando-os, com o tempo aprendi bem as técnicas e criei meu próprio método de ensino que me ajudou a evoluir e ajuda todos meus alunos também.




Contos- Você também é instrutor né? A quanto tempo da aulas? Qualquer um pode praticar e aprender?

Leonard: Sim, sou instrutor e considero que dou aula mesmo, com qualidade há 4 anos, mas desde o momento que comecei a aprender parkour já ensinava as técnicas que eu aprendia para pessoas interessadas.
Eu não vou dizer que qualquer um pode praticar parkour, a prática é limitada a pessoas sem problemas cárdiacos ou respiratórios, pois existe um risco grande desta pessoa com esses problemas ter um baque forte no treino. Mas tirando esses casos a prática pode ser indicada para qualquer pessoa que tenha vontade e coragem de se aventurar em um esporte que exige muito controle, força, disciplina e ética.





Contos- Quais são os riscos e os benefícios de se praticar o parkour?

Leonard: Cara, os riscos são enormes se a pessoa treinar sem supervisão ou se a mesma quiser ter uma prática muito radical. Todos precisam começar de baixo, fortalecendo o corpo e a mente para aguentar o impacto da prática verdadeira do parkour, hoje em dia tem muita gente querendo saltar muito alto e voar muito longe isso sem ter técnica nem força para isso, esta prática é perigosa e acaba machucando estes novos praticantes que apenas se inspiram na radicalidade dos vídeos que eles assistem e copiam. 

Os benefícios da prática são imensos mas isso também depende do tipo de treino que a pessoa faz, no meu curso a galera segue uma linha brava de treinamento onde eles aprendem a ter disciplina e auto-controle, desta forma todos conseguem se fortalecer e dominar o medo de novos saltos e novos movimentos. A prática do parkour embrutece, deixa a pessoa com os musculos rigidos e preparados para o impacto. Existe também uma melhora visível na concentração e percepção dos praticantes que conseguem pensar mais rápido e conseguir calcular melhor a força e a distância de cada salto, como eu disse os benefícios são imensos e é dificil numerar todos aqui, mas o que a maioria procura nas minhas aulas é aumento de massa muscular e perda de peso, e com meu método todos conseguem sentir uma grande diferença em 3 meses de treino.





Contos- Você foi o primeiro cara a criar um site sobre o Parkour no Brasil, é isso mesmo?

Leonard: Sim sou criador do primeiro site de Parkour do Brasil. Também sou o primeiro instrutor de parkour do Brasil e fui o primeiro praticante a ser 100% patrocinado no país.
 É bom quando você é o primeiro em algumas coisas porque você consegue ajudar novos praticantes a conquistarem um espaço nesse emaranhado de sites de parkour onde ainda existe uma panelinha onde somente amigos se linkam e etc.
Meu site só existe hoje graças ao blog que criei em 2004 falando exclusivamente sobre parkour, após isso as visitas foram crescendo e a busca por informação e conteúdo também cresceu fazendo com que criassemos o portal parkourbrazil.com onde compartilhamos todo tipo de informação e opinião para praticantes e curiosos que queiram saber mais sobre parkour.





Contos- Você já se machucou feio graças ao parkour alguma vez?

Leonard: Cara eu sempre fui gordinho quando adolescente e só perdi um pouco de peso quando comecei no parkour, mas no começo eu treinava mesmo sendo pesado e gordinho e por causa disso eu sempre tive os tornozelos zuados e vivia torcendo eles. Hoje em dia com o treinamento que tenho consegui me fortalecer mais e não me machuco mais. Quebrar ossos e deslocar algum membro é algo que nunca conheci, tenho sorte de ter uma prática leve e pouco radical o que mantém a minha integridade física sempre a salvo.




Contos- Quem são as pessoas que praticam esse esporte?

Leonard: Por eu ter o primeiro curso de parkour do Brasil posso afirmar que não existe um publico específico, tenho alunos pequenos com média de 12 anos de idade. Também tenho alunos com 45 anos de idade. O público que procura meu curso são pessoas que não querem ficar presas a uma academia quentinha e confortável e querem um treino digno de um guerreiro (a) que tenha desafios e que traga resultados rápidos mas sem lesionar o corpo.




Contos- Que tipo de som você gosta de ouvir quando está praticando o parkour?

Leonard: Eu sou muito velha guarda nesse assunto. Dificilmente eu ouço música enquanto pratico, já acostumei com o barulho da cidade então essa é a música do meu treino: buzina, fofocas, gritos, vento e mais buzinas. Mas geralmente quando consigo treinar sozinho e vou ouvir algo eu sou muito electro, rock e dance. São os sons que me animam mais! 




Contos- O parkour pode ser considerado um esporte radical?

Leonard: O parkour não é radical, é uma atividade que deve ser feita com calma com controle e respeito as limitações do corpo e da mente. Infelizmente hoje em dia muitas pessoas estão tornando a prática radical demais muito enfeitada com giros e acrobacias e isso não é parkour. Parkour é treinar o seu corpo para estar preparado para situações de risco onde você precise se ajudar ou ajudar alguém. Pena que muitos praticantes novos não entendam isso.




Contos- Leonard, muito obrigado pela entrevista, e o espaço é seu para mandar o seu recado!

Leonard: Quero agradecer a oportunidade de dar essa entrevista para a Contos do Underground. Esse espaço que vocês liberam para a galera é muito legal e fico feliz de vir falar um pouco sobre mim e sobre o Parkour aqui com vocês. Aproveito tambem para pedir para as pessoas que quiserem que entrem na minha comunidade do orkut. Basta procurarem por:  Parkour Underground.

Obrigado e sorte a todos! Flow!  


--------------------------------------------------------------------
Pra quem quiser entrar em contato com o Leonard ae vai:

Parkour Brazil Team  Leonard Akira Ribeiro

Administrador, Instrutor e Coordenador.

Workshop, Apresentações, Eventos e Mídia
Email:  akira@parkourbrazil.com
Fone: (+55 11) 8140-0942
Site:
  http://www.parkourbrazil.com/

Curso de Parkour: http://www.lepartanos.com
Portfolio: http://www.lepartanos.com/2009/03/conheca-nosso-grupo-projetos.html

FOTOS DE LEONARD AKIRA ARREGAÇANDO NO PARKOUR