quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENTREVISTA COM A BANDA DU' CASCO

O que dizer da Banda Du'Casco?
Primeiramente que o som é foda... os caras estão ha 10 anos na estrada... tocam um reggae roots muito bem feito com letras muito bem escritas e um instrumental impecável.
Confira abaixo a entrevista que tive a honra de fazer com essa banda que mudou minha vida. Troquei uma ideia com o Digão e o Bibiu, teclado e percussão respectivamente.






Douglas- Fala rapaziada, primeiramente muito obrigado pela entrevista!


Banda Du’Casco- Valew mister, noixxx. Obrigado pela oportunidade.


Douglas- Nos conte um pouco sobre o ínico da banda.

Banda Du’Casco- Bem... a banda começou da reunião de amigos que curtiam tocar violão a beira mar, compondo sons e bebendo vinho a beira da fogueira.


Douglas- E quando a banda deixou de tocar só para amigos e começou a tocar para um público?

Banda Du’Casco-  Logo surgiu um convite pra fazer a inauguraçao de um barzinho, o Tubarão, na praia do forte aqui na Praia Grande. Daí pra frente as coisas aconteceram rápido! O bar começou a lotar e a banda evoluir.


Douglas- E os pocket shows no quiosque do boqueirão usando os intrumentos da banda Dr. Smith?

Banda Du’Casco- Rssss. Foi tudo meio que ao mesmo tempo...  no verão de 2001... agora você me pegou, mas sim..  é verdade a primeira apresentação foi no quiosque 32 (no boqueirão... Praia Grande), uma canja com o Dr. Smith (banda que tocava covers de músicas pop), verdade... rsssss


Douglas- É eu estava lá...

Banda Du’Casco- Você tava lá sim!!! Foi quando o vocal do Dr. Smith batizou a banda!  A banda de 3 do casco.


Douglas- Sem batera né?

Banda Du’Casco- Isso... na primeira apresentação o gordo (Diego, batera da banda e irmão do Digão)  não foi mesmo! Rsss


Douglas- Alias... vale lembrar que no começo da banda, antes do Diego ser integrante da banda, vocês colocavam o muleque pra tocar bateria no quintal para que vocês pudessem ensaiar sem bateria no quarto, até que alguém teve a brilhante idéia de agregar o menino a banda. Mudando de assunto, vocês lançaram um álbum por um selo independente que teve uma ótima repercussão, quais os frutos que a banda colheu graças a esse álbum? A banda está sem selo atualmente?

Banda Du’Casco- Lançamos o “Nova Nau” pela K-Roots Records.  Pra nós foi muito importante, várias músicas estouraram e passamos a encarar palcos e públicos grandes. Chegamos a tocar muitas veses para 6 mil, 8 mil e até 15 mil pessoas.  As músicas sairam em coletâneas em CD no DVD (circuito reggae), isso levou nosso som para todo o pais, atraiu milhares de fãs e nos deu expêriencia de estrada, Mas saimos do selo e resolvemos lançar um outro álbum independe, o “Basta Semear”, que na verdade não teve a exposiçao merecida!


Douglas- Basta Semear é realmente um ótimo álbum, ele é um pouco diferente do anterior né? Algumas coisas mais eletrônicas, falem um pouco sobre esse álbum.

Banda Du’Casco- Mais maduro e mais seguro também.  Tivemos problemas com a gravação do “Nova Nau” e ficamos insatisfeitos com o resultado, dai resolvemos correr atrás, aprender o babado e passamos a fazer nós mesmos, em casa... E os resultados nos encorajaram a tentar o “Basta Semear”!  Na gravação do “Nova Nau”  escolhemos um estudio ruim, não tinhamos a experiencia necessaria e foi tudo meio difícil... Além de tudo perdemos tudo na fase final, na gravação das vozes, isso pesou no clima e no desempenho  quando regravamos.


Douglas- Quais as influências da banda? Fora o reggae roots, o que mais vocês ouvem?

Banda Du'Casco- Rssss. Essa é dificil. Eu, Digao, ouço mesmo praticamente de tudo o q aparece.. rs cê tah ligado, mas isso é geral. Agente troca muita informação sobre música e sempre tem alguém trazendo algo novo. Agora na era do youtube então...  As veses os caras passam o tempo do ensaio trocando links... rs


Douglas- O que só enriquece mais o o som da banda não?

Banda Du’Casco- Sim, sem a menor dúvida,  isso aparece em tudo o que fazemos, desde sempre acho que diferencia bastante agente.


Douglas- Teve uma época aqui no Brasil que o reggae estava em alta, haviam várias bandas de reggar na mídia fazendo muito sucesso, hoje em dia a parada está bem mais underground. Está mais dificil tocar reggae hoje do que a 10 anos atrás quando a banda começou?

Banda Du’Casco- Na verdade sempre foi... sempre vai ser... apesar de ser o inicio de várias bandas gigantes do pop brasileiro (o rappa, skunk... o cidade negra que até hoje faz reggae)
teve um periodo que foi forte, sobretudo em São Paulo. Mas foi um boom, isso fortaleceu o estilo e fez surgir muitas... mas muitas bandas mesmo.

Douglas- E vocês chegaram pegar carona nessa onda?

Banda Du’Casco- Sim sim... a cena do circuito(reggae)... e até hoje rola, só que hoje saiu de moda, só ficou mesmo quem curte. Tem vários programas... acabou acordando um movimento na verdade.


Douglas- Agora vou fazer uma pergunta dificil!
Quantos membros a banda du'casco já teve até hoje?
Há!


Banda Du’Casco- Rsss.Pow man... vou contar... que se apresentaram é difícil dizer... testamos varias pessoas em varias vagas.


Douglas- Cara cheguei a ver show da banda com quase 15 nego no palco...

Banda Du’Casco- A primeira formação era o Luiz, o Danilo e o Fabiano, isso no primeiro show. Nos shows do Tubarão varias pessoas se apresentaram, mas firmou como o Luiz (vocalista), o Fabiano (guitarra), o Bruno (baixo), o Diego (bateria) e o Bibiu (percussão), eu (Digão) era o roadie... rs


Douglas- E depois?

Banda Du’Casco- Depois, nos tempos de Karruna (bar que ficava na Vila Caiçara.. Praia Grande) foi quando começou a profissionalizar. O Neto fez algumas apresentações como guitarrista, mas firmou o Michael como guitarrista e eu no teclado, a banda passou alguns anos assim, com 7 integrantes. O bruno saiu em 2007 e o Rood assumiu o baixo e a banda parou de se apresentar em 2008, logo depois que o Luis (ex-vocalista) saiu da banda, aí o Fabiano assumiu os vocais mas logo paramos. Em 2009 começamos a ensaiar e em janeiro de 2010 voltamos, sem o Michael e o Luiz, mas com o Bruno de volta no baixo,  ainda em 2010 o Rafael entrou nos teclados e fechou... Hoje somos 6. Fabiano, Digão, Rafael , Bruno, Bibiu e Diego.


Douglas- Qual a relação da banda com o skate? Seria possível em um futuro não tão distante a banda du' casco fazer um som sobre skate?

Banda Du’Casco- Então, todo mundo brinca mas ninguém anda da banda anda pra valer, muitos já andaram... outro dia estávamos fazendo um vídeo de “surf seco” (conhecido também com surf na lona) e tal... rs. Não sei se falaremos do skate propriamente, mas Du’casco é da rua e fala sobre a rua, nossos temas e as mensagens estão diretamente ligadas ao universo do skate.


Douglas- Com certeza...

Banda Du’Casco- Assim como o surf, o grafite e toda a cultura alternativa/underground,
não vemos muitas separações.


Douglas- Que bom... significa que quando eu montar minha próxima banda significa que vocês vão chamar agente pra tocar né?
Banda Du’Casco- rsrsrsrs... estamos ai! Só se tiver metais (brincadeira). Na primeira oportunidade você sabe q sim man!


Douglas- Alias faço questão de mencionar nessa entrevista que se não fosse a banda du'casco eu talvez nunca tivesse tocado em banda alguma... foi graças aquelas rodas de violão na fogueira que comecei a compor e foi vendo os primeiros shows da banda du' casco no quiosque 32, no tubarão e no Karruna que me inspirei a montar a minha primeira banda, então deixo aqui o meu muito obrigado!

Banda Du’Casco- olha só.. rs obrigado man! Na verdade eu nunca tinha ligado as coisas, é uma honra!!! Você é um cara de talento!


Douglas- Quais os planos para o segundo semestre? Músicas novas? Próximos shows...

Banda Du’Casco- Álbum novo muito em breve, 10 ou 11 músicas!


Douglas- Álbum de inéditas?
Banda Du’Casco- 100%, e Ilusões (nova música) está aí, já é uma amostra!


Douglas- Algum show marcado?

Banda Du’Casco- Sim sim... acabamos de voltar de um fim de semana muito bom na prainha branca no guaruja e quinta vamos fazer um projeto novo aqui na praia grande,  aqui na Vila Caiçara, mas estamos fechando  mais datas para os próximos fins de semana.


Douglas- Atualmente quem são os responsáveis pelas composições da banda?

Banda Du’Casco- Um pouco de todos viu, mas principalmente o bibiu e o fabiano.


Douglas- Bom rapaziada, é isso ae... agradeço de coração por me concederem essa maravilhosa entrevista. Desejo a vocês muita sorte e continuem fazendo esse excelente trampo, nos vemos pelas ruas e pelos shows. O espaço é seu para mandarem o recado de vocês, fiquem a vontade!

Banda Du’Casco- Aí sabe Douglas... muito bom fazer parte do seu projeto e ter feito parte da sua história man, isso é a melhor recompensa de quem faz qualquer tipo de arte, pode ter certeza. Parabéns aí pelo blog, siga sempre trabalhando pela sua verdade que você está no caminho! E confira galera o som da Banda Du’Casco, procurem “ducasco ilusões” no you tube e assistam ao vídeo, absolvam a mensagem!  Está na hora do mundo acordar! Grande abraço man!
-------------------------------------------------------------------------------------

PARA CONHECER MAIS SOBRE A BANDA:



MSN E E-MAIL- ducasco@hotmail.com