terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Entrevista com Gepeto (Ação Direta)

Confira abaixo a entrevista que tive a honra de fazer com o Gepeto, vocalista do Ação Direta.



Contos do Underground: Gepeto, antes de qualquer coisa muito obrigado pela entrevista, e gostaria de dizer que é uma honra entrevistar você que com o Ação Direta tanto influenciou minha vida.

Gepeto: Opa, satisfação é toda nossa. Agradecemos ai pelo interesse e apoio !!! Legal saber da importância da banda ai para voçê !!! Temos essa responsabilidade de passar uma menssagem, de criar uma identificação com as pessoas.



Contos do Underground: Conte-nos um pouco como foi o começo da Ação Direta. De quem foi a idéia de montar a banda?

Gepeto: A idéia foi minha e do antigo baterista PANDA. Era a época do CROSSOSVER muito HC PUNK METAL e agente tava ligado nisso, nessa fusão de sons, de idéias e das galeras. E no paralelo estávamos afastados do movimentio PUNK devido as brigas de gangues e rivalidades regionais. Nos estávamos interessados na época e até os dias de hoje em coisas mais construtivas e positivas. O inicio foi difícil , sem experiência e técnica nos instrumentos, equipamento precário etc, mas sempre com muita garra e vontade.  
 


Contos do Underground: No começo a banda tocava um som mais punk, pouco a pouco a banda foi ficando cada vez mais extrema, a que se deve essa evolução musical?

Gepeto: Isso se deve ao fato de sempre ouvirmos diferentes sons e bandas e sermos influenciados desde o incio pelo HARDCORE e o METAL. Os integrantes da banda sempre comtribuiram e muito para trazer idéias novas e experimentais e assim fomos moldando nossa música. Evoluímos no decorrer dos anos, nas tours loucas que fizemos, na convivência com outras bandas, e sempre com um trabalho intenso.



Contos do Underground: Ação Direta fez inúmeras turnês pela Europa, quais as diferenças de tocar na gringa e tocar no Brasil?

Gepeto: A diferença está na estrutura , nas diversas possibilidades e espaços alternativos. Lá conseguimos fazer tours como a de 1999 fazendo 33 shows em 37 dias. Consegue-se agendar algo para segunda, terça e assim vai. A facilidade de se cruzar fronteiras e a qualidade das estradas ajudam e muito.  
Sem contar o cenário que é muito mais antigo e evoluído que o nosso. É um choque cultural forte e as bandas brasileiras são muito respeitadas por toda a europa..
Mas te digo que tocar no Brasil é maravilhoso também, apesar das limitações e dificuldades.


 
Contos do Underground: E aquela história que você foi fazer a primeira turnê européia da Ação Direta com 50 reais no bolso, foi isso mesmo? E como foi essa turnê?

Gepeto: É uma grande verdade !!! Já saí de casa sem 01 real mesmo, de verdade no bolso !!! Apenas uma passagem aérea financiada em várias parcelas e uma bagagem cheia de camisetas, CDs e Lps.
Sempre fomos meio doidos nessas aventuras e já fizemos 4 tours pela europa até o momento. A primeira , em 1997 não existia nem computador, e-mail etc foi agendada a base de cartas . Fax era um negocio caríssimo na época !!! Voçês podem encontrar boas histórias em www.acaodiretabrasil.com.br (Tour)



Contos do Underground: Eu tive a honra de ver muitos shows da Ação Direta, um mais animal do que o outro. Após tantos anos de banda o que é preciso para não perder o pique, continuar com força total, como vocês continuam?

Gepeto: Olha, acima de tudo tem que amar muito o que faz. Tem que ter muita amizade e respeito , muita disposição para trabalhar duro, investir em equipamentos, ensaios, gravações. Somos o tipo de banda que respeita muito o público e por isso tentamos sempre ofercer um show de qualidade e impacto. Por isso levamos a sério o nosso trabalho. Hoje temos anagariado públicos diferentes em nossos shows e estamos num momento muito bom e produtivo.

 
Contos do Underground: Ação Direta é um dos grandes nomes do punk/ hardcore/ crossover que representa o Brasil mundo a fora, a banda atingiu um patamar no underground desejado por muitos, mas que nem todos alcançam. O que é preciso para uma banda conquistar seu lugar ao sol no underground?

Gepeto: Olha, a resposta está na pergunta anterior. E eu posso acrescentar também que é preciso ter perseverança e acima de tudo fazer uma boa música, criar, experimentar , ousar, e não ficar apenas copiando formulas já consagradas. Tenho 40 anos hoje e montei a AÇÃO DIRETA com 17 anos. Plantamos muitas sementes e creio que hoje estamos colhendo resultados !!!  Temos identidade musical. Isso é uma coisa de que nos orgulhamos muito !!!


Contos do Underground: Hoje em dia o Marcos (baterista da Ação Direta) toca no Dead Fish, o Alyand (baixista do Dead Fish) toca no 88 Não, e a pouco tempo atrás rolou um show com as 3 bandas dividindo palco. Pra você, qual a importância da integração e união de bandas e pessoas com propostas e idéias distintas fazerem algo juntas, como é o caso da Ação Direta, Dead Fish e 88 Não? Você acha que hoje em dia a galera da cena underground ta ficando com a cabeça mais aberta?

Gepeto: Somos o tipo de banda que SEMPRE pregou essa aproximação, esse respeito e essas misturas de estilos. A AÇÃO DIRETA já divide palco com bandas de outras cenas desde o inicio e hoje principalmente nos festivais.

Vejo isso hoje em dia, não é mais um sonho ou uma utopia, há muitas misturas de estilos e convivêcias harmoniosas e criativas por conta disso.
Somos sempre a favor do RESPEITO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO !!!



Contos do Underground: Fora o Marcos, os outros integrantes da Ação Direta possuem algum outro projeto?

Gepeto: O Pancho tem o HATEMOSFEAR. Gravaram um demo louca uns anos atr´s mas estão meio parados. O Marcão é AÇÃO e DF !!! Eu e o Galo, só AÇÃO mesmo !!! 



Contos do Underground: Quais as bandas que influenciaram a Ação Direta no começo da banda e o que você tem ouvido ultimamente?

Gepeto: Nossas influencias de sempre são praticamente de bandas como MOTORHEAD , GBH , RATOS DE PORÃO , AGNOSTIC FRONT , HERESY , NAPALM DEATH , NAÇÃO ZUMBI , SEPULTURA , BIOHAZARD , SUICIDAL TENDENCIES , LOBOTOMIA , RACIONAIS , RAMONES , DISCHARGE , BAD RELIGION , PLANET HEMP , BAD BRAINS , SLAYER , METALLICA , DORSAL ATLÂNTICA , BLACK SABBATH , NEW MODEL ARMY e tantas outras que ainda curtimos até os dias de hoje.



Contos do Underground: Quais os planos e projetos da Ação Direta para 2011?

Gepeto: São muitos planos e vários já em andamento !!! Nossa prioridade é a agenda de shows. Estamos marcando shows e o primeiro será dia 30.01 no INFERNO lá na Augusta. Tocaremos junto com o CALIBRE 12 , LOBOTOMIA e PERIFERIA S/A no festival VIRADO A PAULISTA !!!
O evento rola das 17 as 22 Hs e esperamos todos lá !!!! Estamos trabalhando nas múscas novas que farão parte do nosso futuro novo CD !!! Ta ficando irado e devemos entrar em estúdio no segundo semestre !!!Saíndo agora entre Janeiro e fevereio duas reedições especiais. O ainda inédito em CD BASEADO EM FATOS REAIS de 1994 e a reedição especial do RISOTTO BOMBS – Live In Slovenia – Europa 99 e também o CD TRIBUTO DISCHARGE que participamos com as musicas A LOOK AT TOMORROW / DESEVE ME !!!
Também estamos lançamndo o CD 1987 – 2010 THE BEST OF. São 25 musicas tiradas da nossa discografia em gravações originais. O CD sai pelo selo Peruano BARRICADA DISCOS e a previsão é Março 2011 !!!
E vem mais novidades por ai !!! É só ficar ligado !!!!



Contos do Underground: Gepeto, deixo aqui o meu muitíssimo obrigado e agora o espaço é seu para mandar seu recado.

Gepeto: Galera estamos na estradaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

Nos vemos nos showssssssssssssss !!!

Saúde e sorte grande a todos !!!

Gepeto + AÇÃO DIRETA


SITE OFICIAL
MYSPACE




Vinny Stigma do Agnostic Front e Gepeto do Ação direta


Capa do albúm MASSACRE HUMANO 

Show que vai rolar no fim desse mês, não percam porque vai ser foda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário