terça-feira, 12 de abril de 2011

CONFIRA ABAIXA A ENTREVISTA QUE FIZ COM O WALTER, VOCALISTA DA CLÁSSICA BANDA DE PUNK ROCK PAULISTA SUB EXISTÊNCIA


Contos- 
Walter, antes de mais nada muito obrigado pela entrevista. Como surgiu o Sub Existência?
Walter- Meio que por acaso, certo dia num salão chamado danys  na zona leste de São Paulo onde tocava de tudo e alguma coisa de punk, um cara disse que estava vendendo um baixo tonante e perguntou se eu ou o Marcos queríamos comprar, um olhou pro outro e dissemos, vamos montar a banda que conversamos um dia antes jogando conversa fora, compramos o baixo  e se metemos a besta pois não sabíamos tocar nada, mas a vontade de gritar o que pensávamos na época era tão grande que logo saíram alguns acordes para dar voz  e somar a uma cena que vivíamos.

Contos- Qual a formação atual da banda?
Walter- Edmarcos-baixo, Walter guitarra e vocal, Carlinhos Roots -batera

Contos- De 86 até os dias de hoje quais as principais mudanças que a banda sofreu?
Walter- Entrada e saída de integrantes, na maioria das entradas e saídas sempre foi conciliar banda, família e trampo, para uma banda underground é muito difícil manter uma formação sólida por muito tempo.

Contos- Como era tocar punk rock na década de 80 e como é tocar punk rock nos dias de hoje?
Walter- Com certeza era muito mais difícil, não haviam lugares pra tocar ,quase não tinham estúdios, quanto mais gravadora... o olho da cara, os instrumentos eram péssimos, tocávamos em botecos e quintais, quando conseguíamos sem que a policia aparecesse e arrepiasse todo mundo, hoje existem muitos lugares e casas ditas underground com condições 90 por cento melhores que da época. Agora é saber valorizar esses espaços. 

Contos- Quais as principais influências da banda e o que você tem escutado de novo que te agradou?
Walter- Bom... Clash, Dead Kennedys sempre foram pra mim, como Stiff, etc... Hoje muitas das bandas que queríamos ver na época têm vindo no Brasil, antes tarde do que nunca, tenho ido a alguns, pra falar a verdade, ainda não parei pra escutar e falar “essa banda ae é loka”, ainda estou esperando bandas novas que chame a atenção.

 Contos- Fora música punk, o que de diferente vocês escutam?
Walter- Gosto de sons antigos, de Steve Wonder, Grand Master Flash, Tom Waits, Rock a Billy, Soul, Mötorhead, Skatalities, Specials, The boys, Joy Division e um punhado de doideras que pesquiso na internet.


Contos- O você acha dessa nova tendência do rock, alegre, bonzinho e colorido?
Walter- Podemos chamar de rock xixina, verdade, são boys band, tipo Menudo, New Kids On The Block, com guitarras nas mãos, não chamo de rock, é só um produto empurrado goela abaixo, toda hora vai aparecer algo pra vender, quando apareceu o CPM (22) eu disse “Caralho, olha que fizeram com o hardcore”, depois veio outros piorando ainda mais, e no momento o emo, que mudou de preto pra colorido para vender melhor, quero ver a próxima enlatada que vem.

Contos- Você acha que o punk perdeu força e espaço nos últimos anos?
Walter- Me parece que o punk tem altos e baixos, já vi estar forte, descer e crescer de novo, existem, mesmo hoje, pessoas que não sacaram ainda que o punk é um movimento cultural, principalmente, e fazem coisas que em nada contribui com a cena, distorções tem em todos os movimentos, mas procuro estar sempre agitando algo pra fortalecer a cena, não vou ficar parado como muitos jogando conversa fora, temos que colocar o punk em coisas construtivas.

Contos- Qual o show mais foda que o Sub Existências já fez, em sua opinião?
Walter- Tem alguns, tipo Primeiro Festival SP PUNK, o primeiro som que iríamos tocar, queimou a aparelhagem quando íamos iniciar o som rsrsrs, o A UM PASSO DO FIM DO MUNDO como um festival grande, mas teve muitas gigs pequenas que foram bem legais também, o lançamento do cd tributo ao Cólera, teve muita coisa legal.

Contos- Quais os planos futuros da banda?
Walter- Esse ano completamos 25 anos de existência ou melhor Sub Sxistência, e lancaremos um cd de comemoração e colocar o pé na estrada.

Contos- Quem quiser conhecer mais sobre a banda ou entrar em contato com vocês, como faz?
Walter- http://subexistencia.blogspot.com/                                                                                                Nesse endereço tem vários CDs que saímos para baixar e cifras de algumas músicas, tipo tributo ao cólera, tributo a The Clash,  Sub Existência e PPA (split), etc. E contato com a banda.

Contos- Walter, o espaço é seu para mandar seu recado!
Walter- Muito obrigado pelo convite, muita força nesse trabalho de vocês que já linkei e gostei, estou também envolvido no projeto manifest, que será um documentário e um festival punk que vai rolar no segundo semestre desse ano, a minha mensagem é a seguinte, direcionem sua revolta pra coisas construtivas, obrigado a quem nos apoiou sempre e fuck off aos pé de breque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário